Trifle de Morango e Trigo Integral




E quando precisamos de uma sobremesa rápida e absolutamente deliciosa, cá sai um trifle. É um casamento perfeito de sabores e texturas: a frescura do Iogurte grego que contrasta com a riqueza do doce de morango, que são contrabalançadas pela crocância do trigo estaladiço! Delicioso!












Ingredientes (para 4 pessoas)

4 Iogurtes Gregos
300g de Morangos congelados
80g de Açúcar
Sumo de 1/2 Limão
100g de Cereais de Trigo Integral
Menta Fresca q.b.



Preparação

1. Coloque morangos congelados num tacho. Junte o açúcar e o sumo do limão e leve a lume brando até descongelarem. Depois aumente a temperatura do lume e deixe cozinhar durante 10 minutos. 

2. Retire do lume, triture com a varinha mágica, deixe arrefecer e leve ao frio.

3. Nas taças coloque um punhado de Cereais de Trigo integral e por cima uma colherada do Doce de Morango preparado. Cubra com Iogurte. Vá fazendo camadas alternadas até ao topo da taça, terminando com Iogurte

4. Coloque uma colherada de Doce de Morango no meio e decore com cereais e menta fresca.

Leve ao frigorífico e sirva bem fresco.




A primeira vez que se usou a palavra 'trifle' foi devido a uma preparação pouco convencional, um creme aromatizado com açúcar, gengibre e água de rosas. A receita teria sido publicada em 1956 no livro 'The good huswife's Jewell', por Thomas Dawson. Mas engana-se quem pensa a receita datar dessa época.

Ela é ainda mais antiga, dessa mesma região europeia, mas datando de 1747, quando também levava doces ou geleias na sua composição. É óbvio que as pessoas precisavam de um doce prático que aproveitasse sobras. Da mesma forma, as frutas deviam começar a perder qualidade provavelmente porque não havia refrigeração e facilmente se estragavam.

Os trifles podem ser alcoólicos se contiverem vinho do Porto, Sherry ou Madeira. Caso contrário, apresentam-se frutados, com xaropes à base de laranja e frutos vermelhos. 
Sobretudo, os trifles permitem um sem número de combinações, com os ingredientes que mais aprecia, numa preparação simples e rápida.

Espero que gostem!


6 comentários:

  1. Gosto muito de trifles. Normalmente quando apetece uma sobremesa rápida é o que sai :P
    O teu está perfeito!
    Beijinho e bom domingo !

    ResponderEliminar
  2. Uma sobremesa simples,linda e com certeza que uma delicia.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Me encanta! Tiene una pinta estupenda!

    ResponderEliminar
  4. Me encanta me encanta muy lindo y rica sobremesa,abrazos.

    ResponderEliminar
  5. Tão simples e tão delicioso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  6. Ficou perfeito!!! Deve ser tãoooo bom :)
    beijinho

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!