Dia Mundial da Contracepção




Hoje, 26 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial da Contracepção!
A contracepção é um dos instrumentos de que nos servimos, para planear as nossas vidas e as nossas famílias, e para promover a nossa saúde física e mental.






Lançado em 2007, a missão do Dia Mundial da Contracepção é a de melhorar a consciência sobre a contracepção, para que os jovens possam tomar decisões informadas sobre a sua saúde sexual e reprodutiva.

As relações sexuais, mesmo que seja a primeira vez ou só uma vez, podem ter como consequência a gravidez.
O único método cem por cento eficaz para evitar a gravidez é a abstinência, isto é, não ter relações sexuais. Mas os métodos contraceptivos ajudam a prevenir a gravidez não desejada, permitindo a vivência da sexualidade de forma saudável e segura.



Qual o método contraceptivo mais eficaz?

O grau de eficácia varia de método para método. Em alguns casos, como com a pílula e o preservativo, o grau de eficácia depende, também, da forma mais ou menos correta e continuada de utilização do método. Alguns têm contra-indicações e e efeitos colaterais. Assim, antes de optar por um método contraceptivo, deve marcar uma consulta de planeamento familiar ou consultar o seu médico.

Há alguns factores que devem ser ponderados e analisados pelo médico ou profissional de saúde, como, por exemplo, a idade e o estilo de vida, se tem ou pretende ter mais filhos, o estado da saúde em geral, a necessidade de proteção contra infecções de transmissão sexual, etc.

E, sobretudo, lembre-se que a responsabilidade pela prevenção da gravidez não desejada cabe sempre aos dois parceiros.         

Quais são os métodos contraceptivos disponíveis?

Contracepção hormonal oral (vulgarmente conhecida como pílula)
Contracepção hormonal injectável
Contracepção hormonal-implante
Dispositivo intra-uterino (DIU)
Preservativos masculino e feminino
Espermicida
Abstinência periódica/autocontrolo
Contracepção cirúrgica
Contracepção de emergência

O preservativo é o único método contraceptivo que, simultaneamente, protege contra as infecções de transmissão sexual.



O que são métodos contraceptivos reversíveis?

A maioria dos métodos contraceptivos são reversíveis, isto é, permitem à mulher engravidar quando ela ou o seu parceiro deixam de os usar. São exemplo: os preservativos, a pílula, o DIU, as hormonas injectáveis e o implante.

Quais são os métodos contraceptivos definitivos?

São os que têm um efeito permanente. Estes métodos, como a laqueação de trompas, para a mulher, e a vasectomia, para o homem, implicam a realização de intervenções cirúrgicas.

Como tenho acesso aos métodos contraceptivos?

Os métodos contraceptivos são fornecidos gratuitamente nos centros de saúde e hospitais públicos. Todas as pessoas têm direito ao acesso a consultas e serviços de planeamento familiar, independente do seu sexo, idade ou estado civil.

Como é que os jovens menores de idade podem ter acesso aos métodos contraceptivos?

Nas consultas, gratuitas, de planeamento familiar. Os jovens adolescentes são um dos alvos prioritários das consultas de planeamento familiar. Não é necessário autorização dos pais, do encarregado de educação ou do adulto responsável pelo menor para que este tenha acesso às consultas de planeamento familiar e aos métodos contraceptivos.

Aconselhe-se junto do seu médico ou em consulta de planeamento familiar.

2 comentários:

  1. nunca é de mais lembrar
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Oi Amigo, parabéns pelas informações tão necessárias para os jovens, principalmente os de hj que começam a vida sexual precocemente.
    Bjssssssss querido

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!