Sempre ouvi dizer que o doce nunca amargou! Nem mais! Alcobaça é durante o mês de Novembro, a Capital da Doçaria Conventual, bem regada por licores abençoados. Vale a pena uma visita!
Alcobaça tem o esplendor dos séculos monásticos no seu ADN. Do século XII ao século XIX os monges e monjas cistercienses imprimiram a sua marca na cultura alcobacense, nomeadamente na doçaria conventual que tanto nos orgulha e diferencia e que coloca o concelho na vanguarda da promoção e recuperação desse património. Prova disso é a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais que, desde há 15 anos, eleva Alcobaça a Capital da Doçaria Conventual.
A tradição conventual, verdadeiras iguarias criadas através de inúmeras experiências de longa prática e dedicação, paciência e devoção, que ao longo dos séculos foram rodeadas de secretismo, são anualmente colocadas ao dispor dos visitantes da Mostra.
De 14 a 17 de novembro, o Mosteiro de Alcobaça acolhe mais de 40 participantes nacionais e internacionais, nomeadamente conventos e mosteiros portugueses (Alcobaça, Arouca, Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão, Tentúgal), Mosteiros de Espanha, Abadias da Bretanha e Normandia (França), Bélgica e Polónia e este ano conta com a presença das únicas Monjas da Ordem de Cister atualmente em Portugal.
E como a riqueza do Mosteiro de Alcobaça é infindável, este ano a Mostra realiza-se no Claustro do Rachadouro, espaço habitualmente interdito ao público, onde se encontravam as oficinas, o arquivo e a biblioteca. Aceite o desafio e saboreie as melhores delícias conventuais reunidas num espaço único.
Local: Mosteiro de Alcobaça
14 a 17 novembro 2013
HORÁRIO
14 a 16 de nov.: 10h30 às 23h
17 de nov.: 10h30 às 19h
BILHETES
Bilhete normal: 1€
Pulseira Livre Trânsito: 2,50€
Entradas grátis até aos 12 anos quando acompanhados por adultos
Mais informações: https://www.facebook.com/doceselicoresconventuais
Espero que gostem!
Costumo lá ir todos os anos :)
ResponderEliminar