Barquinhos de Endívias recheadas com Azeitona e Surimi



Esta é uma entradinha muito bonita e sobretudo, fresca e leve para este tempo de veraneio.
Experimentem que vale a pena e é super simples.





Ingredientes
8 folhas de Endívia
4 Surimi
10 Azeitonas Galega
4 colheres de Sopa de Maionese
Cebolinho q.b.
Funcho
Pimenta preta


Preparação
1. Retire o caroço das azeitonas e corte em pedaços pequenos.

2. Corte o surimi em pedaços, reservando um deles para decorar.

3. Misture a maionese com o surimi, as azeitonas, o cebolinho e a pimenta. Envolva tudo muito bem.

4. Lave bem as folhas de Endívia e limpe com papel de cozinha. Recheie as mesmas com o preparado anterior.

5. Decore com surimi e com funcho.

Sirva fresco.



À semelhança de escarola, também a Endívia é uma chicória. As endívias obtêm-se através de um cultivo artificial ao tapar as raízes das plantas e deixar que germine um gomo tenro. Além do amarelo pálido, podem encontrar-se variedades de cor verde escuro e de cor vermelha. Embora algumas variedades tenham um toque amargo, as endívias têm normalmente um sabor doce, sendo estaladiças e muito refrescantes. Contém apenas 17 calorias por cada 100 gramas e o seu peso em água é de 94%, pelo que é uma verdura perfeita para perder peso ou mantê-lo. Também é uma boa fonte de fibras, potássio, magnésio e vitamina A, C e E e folatos. As folhas das endívias são bastante rijas, pelo que pode utilizá-las como suporte para fazer saladas mais originais com outros ingredientes como anchovas, queijos, atum, frutos secos, citrinos, entre outros.

Na Europa, ficou popular durante a Primeira Guerra Mundial, quando muitas pessoas eram impedidas de trabalhar livremente a céu aberto devido aos ataques aéreos. A endívia passou, então, a ser cultivada no escuro protegido de cavas, estufas e até em estábulos, exercendo grande importância na economia e subsistência de muitos vilarejos e camponeses na época.

De acordo com informações da California Vegetable Specialities, a endívia absorve o colesterol na corrente sanguínea e remove toxinas do sistema digestivo. Segundo a Aprifel (Agence fruits et legumes frais, agência de pesquisa e informações sobre frutas e legumes da França), a endívia age como antioxidante, eliminando os radicais livres, e contém selênio, que retarda o envelhecimento precoce. 

Espero que gostem!

9 comentários:

  1. Endívias é coisa que não gosto mesmo, mas adorei o recheio!!! Parece-me optimo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bela sugestão! Ficam lindas :)~
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que belo petisco.
    Imagino a delicia.
    Beijinhos
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi endivias,costumo ver á venda mas nunca me seduziram.
    Agora fiquei interessada pois ficou uma entrada linda e acredito que uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delícia Ricardo e tão frescos!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Oi Ricardo, nunca comi endivias mas acabo de ficar com muita vontade.Parece delicioso seu prato.Adorei.Beijos querido.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo, adorei o texto, realmente as diferenças deveriam ser apreciadas, mas no mundo atual as pessoas só pensam em olhar para o próprio umbigo. Tudo poderia ser tão mais fácil né? Eu e meu marido por exemplo, somos muuuitos diferentes, ate quando nos conhecemos pensamos que não daria certo exatamente pela grande diferença entre nós, mas com o tempo percebemos que é bem o que aquela frase diz "os opostos se atraem", rsrs. É tão bom poder participar e entender o outro, tentar se colocar no seu lugar....enfim.....

    Essas tuas endivias estão lindas lindas. Confesso que nunca comi, mas fiquei super curiosa pelo sabor, estão super lindas e apetitosas =)

    Bjs

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!