Bolo de Café e Alfarroba


A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor castanho escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. E reparem bem o que se pode fazer com ela?




Ingredientes
2 Ovos
75gr de Açúcar
10 colheres de sopa de Café bem forte
120gr de Farinha
4 colheres de sopa de Farinha de Alfarroba
1 colher de chá de Fermento
1 colher de café de Essência de Baunilha
Margarina e Farinha para para untar e polvilhar a forma


Preparação
1. Ligue o forno a 180º C.

2. Barre uma forma com margarina e polvilhe com farinha.

3. Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo.

4. Junte as gemas com o açúcar, o café e a baunilha e bata até ficar uma mistura fofa.

5. À parte, junte a farinha com a farinha de alfarroba e o fermento e mexa bem.

6. Junte metade das claras e metade da mistura da farinha ao preparado das gemas e mexa delicadamente. De seguida junte as restantes metades e mexa bem.

7. Deite o preparado na forma e leve ao forno durante 20 minutos.

Sirva polvilhado com açúcar em pó!





O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão, fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a beringela, o espargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergénico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lípidos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal dá-se pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.
Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crónico-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. O seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.

Espero que gostem!

11 comentários:

  1. Nunca comi, mas deve ser bom!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. Goto muito de bolos com farinha de alfarroba.
    O teu deve ter ficado uma delicia pois além de alfarroba tem café...adoro.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Mas que belo lanche que eu ia ter :)

    ResponderEliminar
  4. Tem toda a razão Ricardo. Parece que a partir dos 30 nos colocam um atestado de incompetência para poder continuar a usufruir de falsos criadores de emprego com trabalho precário e mal remunerado. O que nos resta? Lutar contra este ciclo vicioso.
    Agora quanto à receita ....gostei muito! :)
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que maravilhoso bolinho!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  6. Parece que o mal do país é culpa de todos nós, eles são os inocentes que nos governaram mal todos estes anos.
    Gostei do bolinho.
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. O bolo tem bom aspecto!
    Ando curiosa em relação à farinha de alfarroba|!

    ResponderEliminar
  8. E agora os culpados somos nós?
    não me recordo de ter governado este país, não me recordo de ter faltado com as minhas obrigações enquanto cidadã, agora esses senhores descartam a culpa como quem abre uma lata de atum...
    adorei o seu blog, adorei tantas receitas que aqui tem, parabéns, pode acreditar que o seu Blog mostra o seu profissionalismo:)
    quando o tempo deixar visite o meu espaço.

    Beijos,

    http://thatcakesweet.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Quem nunca passou pelas coisas, faz sempre uma analise muito errada da situação!
    Mas vamos acreditar que isto irá melhorar... :)

    Ando doido a procura de farinha de alfarroba e nunca encontro! Vou anotar esta receita, gostei pela sua simplicidade!

    E...boa sorte :)

    ResponderEliminar
  10. Que belo bolo!
    Quanto ao desabafo, e embora esteja a trabalhar, compreendo perfeitamente o que diz, e com grande razão! Conheço muitos bons profissionais que não estão empregados pela falta de reconhecimento do seu esforço/dedicação e porque a actual conjuntura simplesmente não permite mais este ou aquele profissional... enfim...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Por acaso gosto imenso de alfarroba ;)

    Em relação ao outro moço, eu confesso que não o conheço, mas acho que quando falamos sem pensar e fazemos generalizações desse género é sempre perigoso ;)

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!